Seminário Saúde Planetária na América Latina: hora de agir!

08/12/2020

Como construir pontes e redes de relacionamento em torno do conceito de Saúde Planetária para além das fronteiras geográficas e das barreiras culturais? Essa será uma das questões que vão nortear os debates do seminário “Saúde Planetária na América Latina: hora de agir!”. O evento, promovido pelo Grupo Saúde Planetária,  ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, será realizado virtualmente, nos dias 15 e 16 de dezembro, com transmissão ao vivo no canal do Grupo no Youtube /saudeplanetaria, bem como na plataforma Zoom (o link será divulgado na próxima semana). O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e foi organizado em parceria com representantes de sete Núcleos de Apoio à Pesquisa (confira a lista abaixo).

O conceito de Saúde Planetária engloba temas como Covid-19 e crise climática; reúne, em sua essência, questões relativas à proteção à saúde e ao bem-estar humanos alinhada com a proteção aos sistemas naturais da Terra.
Confira a programação completa aqui. Vamos debater sobre sindemias e sistemas de saúde; relações dos ecossistemas marinhos e humanos; sistemas alimentares e muito mais. Haverá ainda o lançamento do Programa Embaixadores Brasil e do Clube dos Estudantes em Saúde Planetária, bem como apresentação dos trabalhos selecionados. A programação completa está disponível no site www.saudeplanetaria.iea.usp.br. Este evento é preparatório do Planetary Health Annual Meeting 2021, conferência internacional que será realizada pela primeira vez no Brasil, sediada na USP, entre 25 e 30 de abril de 2021.

Programação:

Inscrições:

O evento é aberto, sem necessidade de inscrição.

Como assistir:

• YouTube: https://www.youtube.com/saudeplanetaria
  • Zoom: Link será divulgado em breve

NÚCLEOS DE APOIO À PESQUISA ENVOLVIDOS NA ORGANIZAÇÃO E NA REALIZAÇÃO DO EVENTO
Nome do NAP Coordenador
Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação – BioComp Antonio Mauro Saraiva
Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças  Climáticas – INCLINE Tércio Ambrizzi
Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas – NUPs Elizabeth Balbachevsky
Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental Populacional – NAP-SaMP Paulo Rossi Menezes
Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres – CEPED Eduardo Mario Mendiondo
Núcleo de Pesquisa Integrada em Autópsia e Imagenologia – NUPAI Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Núcleo de Apoio à Pesquisa em Planejamento de Longo Prazo – NAP PLP Adalberto A. Fischmann