Como reduzir os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana?

Dr. Umar Ibrahim aborda, sob a perspectiva dos ODS 3, 11 e 17 da ONU, como efeitos das mudanças climáticas prejudicam a saúde humana e o que deve ser feito para reduzi-los  

Por Ian Jesus Ribeiro

O Dr. Umar Ibrahim, Diretor da Iniciativa de Desenvolvimento Social de Abubuwa, apresentou o painel “Colaborações transdisciplinares para a saúde planetária: foco na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na saúde humana, na perspectiva dos ODS números 3, 11 e 17”, que ocorreu em 28 de abril, como evento paralelo integrante do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021. Mediado por Jeremy Pivor, Planetary Health Alliance, abordou como a Saúde Planetária – interconexão entre a saúde humana e a sustentabilidade do planeta – é impactada pelas mudanças climáticas que foram intensificadas por ações antrópicas (dos próprios seres humanos).

Ibrahim apresentou a interrelação entre humanos e ambiente, e a necessidade, portanto, de busca por soluções transdisciplinares para os complexos problemas atuais. Dentre eles, foram citados: o aumento da temperatura média global; o aumento da ocorrência de eventos climáticos extremos; o aumento dos níveis dos oceanos; o aumento das taxas de ocorrência de doenças infecciosas (como malária, dengue, etc.); o aumento de problemas e de doenças mentais registradas; a influência das mudanças climáticas no aumento de doenças transmitidas pela água, na alteração das teias alimentares, no aumento de conflitos civis e, consequentemente, no incremento das migrações forçadas. Como todos esses fatores estão interligados, o Dr. Ibrahim ressaltou a necessidade de haver colaborações transdisciplinares na busca por soluções.

A colaboração mencionada se dá por meio dos acadêmicos, responsáveis por projetos de pesquisa, que estejam aplicando o conhecimento em métodos transdisciplinares, e demais interessados. Assim, será possível haver uma coprodução e uma integração do sistema, do objetivo e, por fim, uma transformação do conhecimento. Para tanto, é possível fazer a aplicação do conhecimento acadêmico com uso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS destacados pelo Dr. nesse objetivo são: ODS 3) saúde e bem-estar; ODS 11) cidades e comunidades sustentáveis, e ODS 17) parcerias e meios de implementação.

Umar entende que esses três ODS permitiriam uma parceria público-privada ou dentro do mesmo setor, possibilitando aplicar efetivamente os estudos da área de saúde nas cidades e comunidades de todo o mundo. Para ele, a redução dos efeitos das mudanças climáticas na saúde humana se dará quando houver: lideranças e governo trabalhando juntos; financiamento de novas tecnologias e de produtos médicos essenciais; sistema de informação de saúde e trabalhadores especializados. Ibrahim concluiu sua fala afirmando que participantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), do meio acadêmico, e de instituições privadas e públicas devem entrar em consenso a respeito de como essa colaboração irá reduzir as mudanças climáticas.

Siga as novidades em nossas redes!

@saudeplanetaria @ph_alliance @ieausp @usponline @usp.oficial @cienciausp @clubesaudeplanetariabr #PHAM2021 #saúdeplanetária #planetaryhealth #greattransition #clubesaudeplanetariabr

Edição: Thaís Presa Martins