O próximo Planetary Health Meeting será no Brasil!

Na manhã desta sexta-feira (06), foi anunciado em Stanford que a próxima edição do Planetary Health Meeting acontecerá no Brasil. Depois das Universidades de Harvard, Edimburgo e Stanford, a edição de 2021 acontecerá na Universidade de São Paulo.

Ainda com data a ser definida, o evento é composto de diversas apresentações e discussões sobre o tema Saúde Planetária e conta com participação de pesquisadores do mundo inteiro. Na edição de 2019, foram diversas apresentações e discussões em assuntos como mudanças climáticas, sustentabilidade, políticas públicas, participação do setor privado, entre outras.

Segundo o Professor Antonio Mauro Saraiva, Coordenador do Grupo de Estudos em Saúde Planetária e Professor da Poli/USP, o próximo evento é uma ótima oportunidade para envolver mais o Sul Global. “No evento de 2021 procuraremos engajar ainda mais a comunidade do Sul Global, os pesquisadores e praticantes de ações ligadas à saúde planetária”, informa Prof. Saraiva.

A importância do evento para o Hemisfério Sul também é ressaltada por Nicole de Paula, pesquisadora do Grupo de Estudos em Saúde Planetária e recentemente premiada com a primeira “Klaus-Töpfer-Sustainability-Fellow” do
Instituto de Estudos Avançados em Sustentabilidade (IASS) de Postdam, Alemanha. “Mais que uma responsabilidade imensa, é uma grande oportunidade para trazer este debate para o Sul. Isto ajuda na questão de legitimidade e aumenta as chances de fazer este movimento mais ‘bottom up’, engajando novos atores e minorias em um momento de dificuldades políticas nacionais e globais”, declara Nicole.

Além da necessidade da maior participação do Sul nas discussões, as características físicas e socioeconômicas da região também são fatores que demonstram a importância do Sul: “muitos dos desafios estão nesses países que são ricos em recursos naturais, tem uma população cresce em taxas ainda altas, mas economicamente estão em desvantagem. Também são países e populações que deverão ser fortemente impactadas por eventos extremos devidos às mudanças climáticas”, afirma Prof. Saraiva.

Enrique Barros, professor da Universidade de Caxias do Sul e Chair of the Working Party on the Environment of the World Organization of Family Doctors, ressalta a importância do Brasil no cenário da saúde planetária: “A boa nova da edição de 2021 no Brasil foi calorosamente acolhida pelo plenário. Os olhos do mundo estão progressivamente se voltando para a grande questão existencial da saúde de nosso planeta, e a comunidade internacional científica e de ativistas percebe o Brasil como chave para o futuro. Enfim, veremos um belo e marcante evento na USP”.

Em breve serão passadas mais informações sobre a próxima edição do Planetary Health Meeting. Acompanhe aqui e nas nossas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram!

Saiba mais sobre a edição 2019 em https://planetaryhealthannualmeeting.org/