Saúde Planetária e a COP28*

A COP28 (Conferência do Clima da ONU), realizada no final do ano passado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foi marcada pela inclusão, pela primeira vez no texto final, da questão de saúde e pela sinalização para a transição energética dos combustíveis fósseis para outras fontes de energia limpa e de baixo carbono. Pela primeira vez na história das Conferências, também, houve um dia inteiro de debates dedicado à Saúde, quando os líderes globais, em um marco histórico, endossaram a Declaração sobre Saúde e Clima, soando o alarme sobre as graves implicações da crise climática na saúde humana.

Esses e outros temas relacionados à Conferência foram tema da live “Saúde Planetária Brasil e a COP28”, realizado no dia 20 de dezembro de 2023. A gravação pode ser encontrada aqui e também está disponível no canal do Saúde Planetária no YouTube.

A conversa, moderada pela pós-doutoranda Daniela Vianna (IEA-USP e bolsista do USPSusten), contou com a participação do Prof. Dr. António Mauro Saraiva (POLI-USP e IEA-USP), coordenador do Saúde Planetária Brasil (SPBr), da Profa. Dra. Raquel Santiago, associada da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG) e co-coordenadora do Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI) de Sistemas Alimentares do SPBr; e da Profa. Dra. Tatiana Souza de Camargo, profa. adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do GTI de Educação do SPBr. Os três estiveram na COP28 e, durante a live, compartilharam suas experiências e reflexões sobre a Conferência. Pela primeira vez, a saúde foi pautada em uma aliança global saúde e clima.

O Brasil, representado pelas professoras Raquel e Tatiana, se destacou ao apresentar uma proposta de relatório específico, unindo esforços em torno do documento do Lancet Countdown, um importante marco que convergiu propostas de diferentes setores com temáticas similares. Durante as discussões, enfatizou-se a importância de compreender as estratégias já existentes e integrá-las de forma coesa, adaptando-as conforme necessário.

Historicamente, a saúde foi frequentemente considerada sob a perspectiva do bem-estar. No entanto, na COP28, emergiu como um pilar fundamental na intersecção entre questões climáticas e de saúde pública. A conferência proporcionou uma oportunidade significativa para a convergência de projetos e setores diversos, unindo esforços rumo a objetivos comuns.

Diante das evidências contundentes sobre a urgência de preservar nosso planeta, a COP28 não apenas consolidou a necessidade de proteger o ambiente, mas também abriu caminho para a formulação de estratégias eficazes. Essa transmissão, sendo o último evento de 2023 para a saúde planetária, sinaliza o compromisso de mais ações no próximo ano para cuidar do nosso planeta.

(*) Texto escrito por Maria Clara Peres (estagiária do SPBr), revisado e editado por Daniela Vianna, sob coordenação do Prof. António Saraiva.