Um dia para celebrar!

Nós, pesquisadores do Grupo Saúde Planetária, ligado ao IEA-USP, comemoramos e celebramos hoje a aprovação, por unanimidade, neste domingo (17/01), do uso emergencial das vacinas CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) e Oxford/AstraZeneca, distribuída no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), como único tratamento precoce com eficácia comprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O posicionamento técnico dos diretores da Anvisa, que afirmaram ter sofrido inclusive pressões políticas e “de toda ordem” antes de anunciarem a decisão, representou uma vitória da ciência contra o negacionismo científico. Parabéns aos profissionais envolvidos na análise de mais de 20 mil páginas de documentos em apenas nove dias, e a todos os cientistas que trabalharam dia e noite para a descoberta das vacinas em todo o mundo.

Saudamos também a enfermeira Monica Calazans, 54 anos, moradora de Itaquera, que foi a primeira pessoa vacinada no Brasil, logo após o anúncio de autorização de uso pela Anvisa. Monica é uma profissional que atua há dez meses na linha de frente do enfrentamento da pandemia, em seu trabalho na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Esperamos que a vacina seja distribuída a todos o mais rapidamente possível, para estancar esta que é a pior pandemia do nosso tempo. Seguiremos acompanhando as pesquisas sobre as vacinas e desenvolvendo nossas próprias pesquisas em Saúde Planetária com a seriedade, o empenho e a dedicação de sempre.

 

 

Texto: Daniela Vianna
Foto: Divulgação – Quebrando o Tabu