🌍✨ Aula Magna de Braulio Dias abre Programa de Embaixadores 2024✨🌍

Maria Clara Peres e Daniela Vianna*

No último dia 27 de março, a abertura da quarta edição do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária (PESP2024), contou com a Aula Magna do Prof. Braulio Ferreira de Souza Dias*, professor da Universidade de Brasília, atual diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e um dos autores do estudo basilar da Saúde Planetária (Safeguarding human health in the Anthropocene epoch), publicado na revista The Lancet em 2015.

Após receber as boas-vindas do professor António Mauro Saraiva, coordenador do Saúde Planetária Brasil, o Prof. Braulio discorreu sobre a jornada histórica envolvendo a crescente pressão da ação humana (antrópica) sobre a biodiversidade do planeta, desde os primórdios dos primeiros humanos, há milhões de anos, até os dias atuais. Dias ressaltou, por exemplo, a importância crucial de compreendermos a interconexão entre o crescimento populacional, a demanda por produção de alimentos e de energia, o desenvolvimento de infraestrutura de estradas, portos e aeroportos, e a extrapolação de limites da pressão antrópica sobre a fauna e a flora.

Com exemplos históricos e contemporâneos, Prof. Braulio, que já foi secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica da ONU, destacou o papel da agricultura e da pecuária na transformação do ambiente e na perda de biodiversidade. “Vivenciamos um crescimento populacional exponencial e seguimos crescendo. Hoje somos nove bilhões de pessoas, chegaremos a 10 bilhões (…). O avanço da agricultura e da pecuária tem sido a principal causa da destruição da biodiversidade”, alertou.

Desde os primeiros passos da humanidade como caçadores-coletores até a revolução agrícola, o Prof. Braulio nos mostrou como nossas práticas de manejo da terra impactam diretamente a saúde do planeta e de todas as formas de vida. Ele ressaltou, entretanto, que alguns povos originários, como os indígenas, no Brasil, desenvolveram outras estratégias de manejo do solo e de agricultura temporária, desmatando pequenas áreas para as roças em sistema de rodízio e, com a queima de cinzas, contribuindo para a fertilização do solo. “No novo mundo, desde o início da ocupação humana, há 27 mil anos, os indígenas vêm manejando áreas”, afirmou.

Considerando ainda o contexto brasileiro, Braulio Dias mencionou desafios específicos, como a falta de saneamento básico, a poluição por agrotóxicos e o desmatamento, como agravantes da pressão antrópica à biodiversidade. Ressaltou, ainda, a urgência pela adoção de medidas sustentáveis e inovadoras para enfrentar esses problemas e construir um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.

Na Aula Magna, que contou ainda com uma sessão de perguntas e respostas, o Prof. Bráulio saudou os 43 embaixadores e embaixadoras selecionados(as) para participarem do PESP2024.  Juntos, eles formam uma rede de agentes de mudança comprometidos com a promoção da saúde planetária no país. A Aula Magna foi sucedida por uma reunião entre a coordenação do Programa com os novos embaixadores, na qual foram apresentadas as premissas do programa.

A íntegra da Aula Magna está disponível no canal do Saúde Planetária Brasil no YouTube: Assista Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-chls854ydE

(**) Braulio Ferreira de Souza Dias é biólogo, formado pela Universidade de Brasília (UnB), possui doutorado em zoologia pela Universidade de Edimburgo, na Escócia e é professor concursado da UnB, inicialmente no Departamento de Engenharia Florestal, e depois no Departamento de Ecologia. Foi pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trabalhou por duas décadas no Ministério do Meio Ambiente, onde ocupou o cargo de Secretário Nacional da Biodiversidade e Florestas. Participou de todas as edições da Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica, desde a primeira, realizada nas Bahamas, em 1994. Na Conferência de Nagoya, no Japão, em 2010, teve papel fundamental nas negociações que resultaram no Acordo para a Proteção da Biodiversidade de Espécies e de Recursos Genéticos de Plantas, Animais e Micro-organismos, que depois resultou no Protocolo sobre Acesso à Repartição de Benefícios do Uso dos Recursos Genéticos da Biodiversidade. Esse protocolo estabeleceu, por exemplo, que cada país é soberano sobre os recursos genéticos de sua biodiversidade – um mecanismo relevante para o combate à biopirataria. Braulio Dias ocupou, entre 2012 e 2017, o cargo de secretário-executivo da Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Texto produzido por Maria Clara Peres (estudante da EACH e bolsista do SPBr) e por Daniela Vianna, pós-doutoranda do Instituto de Estudos Avançados da USP e bolsista do programa USPSusten, da Superintendência de Gestão Ambiental da USP).

O evento foi organizado pela Coordenação do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária 2024, composto pelas pesquisadoras Denise Fungaro (coordenadora), Olga Falceto (vice-coordenadora), Carla Paranaíba e Daniela Vianna (membros da coordenação), com o apoio e a anuência do Prof. António Mauro Saraiva, coordenador do Saúde Planetária Brasil.