Solenidade de abertura do PHAM 2021 mostra que este momento é crucial para discutirmos sobre Saúde Planetária

Neste ano, a Conferência traz o tema “Saúde Planetária para Todos: Unindo Comunidades para Alcançar a Grande Transição”. Palestrantes de diversos países debaterão sobre as consequências e as lições da pandemia – e como a humanidade pode se unir para construir um futuro melhor

Por Joana Carolina Zuqui

Na manhã de 26 de abril, o Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021 – ou Conferência Global de Saúde Planetária – foi aberto ao público geral, mais de 4.500 pessoas de 125 países. Essa é a quarta edição do evento, e a primeira realizada no Brasil e em formato virtual, em decorrência da pandemia de COVID-19. Na cerimônia de abertura, das 10:45 às 11:40 BRT, tivemos a presença de Sam Myers (Diretor da Planetary Health Alliance); Marie Studer (Gestora do projeto sênior da Planetary Health Alliance); Antonio Mauro Saraiva (Presidente do evento e Professor titular da USP); Guilherme Ary Plonsky (Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP); Sylvio Canuto (Pró-Reitor de Pesquisa da USP), e Vahan Agopyan (Reitor da USP). Eles saudaram a todos os participantes e ouvintes; ressaltaram a necessidade de se discutir sobre Saúde Planetária, e destacaram a importância central do #PHAM2021 no cenário global atual.

Myers e Saraiva pontuaram a complexidade da realização da conferência neste ano, requerendo ser repensada e reformulada, em decorrência da continuação da pandemia. Canuto lembrou aos participantes como o mundo se transformou desde que a USP foi escolhida como anfitriã, há um ano e meio. Sam Myers elogiou a equipe da USP, que mesmo em meio às dificuldades impostas pela COVID-19, teve êxito em adaptar o evento para o plano virtual e torná-lo acessível em todos os cantos do globo. No momento da  solenidade de abertura, o #PHAM2021 contabilizava mais de 4.500 inscritos de mais de 125 países – desde países continentais como EUA e Brasil, até  ilhas remotas como Vanuatu (Melanésia, região próxima à Austrália).

O destaque da solenidade de abertura foi a exibição, por Sam Myers, do vídeo The Promise of Planetary Health. Ele apresenta o que é a saúde planetária, bem como a sua  importância, partindo da história das relações do Homo sapiens com o planeta,  desde os primórdios da vida humana. Havia uma relação harmônica entre os seres humanos e o ambiente, até o momento em que natureza e cultura se separam, culminando nos desafios do presente – como a exploração descontrolada dos recursos naturais. Marie Studer pontuou que o vídeo apresenta os problemas que nós e o planeta enfrentamos, mas que também aponta alternativas. Dentre elas, alguns caminhos serão discutidos ao longo desta Semana da Saúde Planetária. Nas palavras de Studer, “nós sabemos que, trabalhando com vocês, podemos ter esperança”.

O tema do #PHAM2021 é “Saúde Planetária para Todos: Unindo Comunidades para Alcançar a Grande Transição”. Cada dia do evento, que encerra sexta-feira (30/04), foi organizado de acordo com pilares da saúde planetária. Confira a programação principal a seguir. Para mais informações, acesse: https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/

25/04 | Pré-Conferência – Encontro dos Membros da Planetary Health  Alliance

26/04 | Valores fundamentais para Saúde Planetária

27/04 | Conhecimentos para Saúde Planetária

28/04 | Como economias baseadas em Saúde Planetária podem florescer  no século XXI?

29/04 | Governança e Cooperação – “Como a estrutura da Saúde  Planetária pode revigorar a cooperação nacional e multilateral em uma  nova ordem global?”

30/04 | Movimentos sociais e mudança social – “Construção de  movimentos e contação de histórias”

Edição: Andreia Couto; Thaís Presa Martins