Construindo pontes para alcançar a “grande transição”

Na solenidade de encerramento do PHAM 2021, o Professor Antonio Mauro Saraiva, Presidente do evento, destacou o alcance do mesmo e a sua importância para a construção de pontes

Por Isabela Correa Barbosa

No último dia do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021, após o lançamento da Declaração São Paulo sobre Saúde Planetária, ocorreu a cerimônia oficial de encerramento. A sessão contou com a presença de Sam Myers (Diretor da Planetary Health Alliance (PHA)); Marie Studer (PHA); Jeremy Pivor (Coordenador de Programa da PHA), e Antonio Mauro Saraiva (Presidente do PHAM 2021 e Professor titular da Universidade de São Paulo).

Cerimônia de encerramento do PHAM 2021

O anúncio do Brasil como sede do #PHAM2021 aconteceu no último encontro, em setembro de 2019, na Universidade de Stanford (Califórnia, EUA), visando amplificar a voz do Sul Global no cenário de Saúde Planetária. “Na Saúde Planetária lidamos com problemas globais e precisávamos de mais vozes, de todas as comunidades. Se não trabalharmos juntos, não teremos sucesso”, disse Saraiva. Segundo o professor, o lema da reunião “Unindo comunidades para alcançar a Grande Transição” surgiu do reconhecimento efetivo dessa necessidade. Durante o desenvolvimento da programação, a equipe organizadora teve a preocupação de planejar um evento diverso, que desse voz a diferentes povos e culturas. A ordem e o conteúdo de cada dia do evento foram pensados para construir um alicerce sólido, baseado em valores de Saúde Planetária, objetivando criar pontes para alcançar a “grande transição”.

“Não há motivo para inação. Temos conhecimento suficiente
para ser colocado em prática agora”.

(Antonio Mauro Saraiva)

No primeiro dia do #PHAM2021, o público foi convidado a entender a sua relação com o mundo, através de saberes ancestrais, indígenas e religiosos, e, também, a cuidar da felicidade individual e coletiva. O segundo dia centrou-se na importância da educação; do apoio de órgãos de financiamento, e da criação de novos cursos (abertos ao público-geral ou voltados ao Ensino Superior centrados em Saúde Planetária). O terceiro dia abordou a necessidade de novas mentalidades e economias transformadoras. O quarto dia tratou da necessidade de inserir ações de Saúde Planetária nas políticas globais. No quinto e último dia, o #PHAM2021 culminou ressaltando o papel da sociedade civil como liderança para a promoção dos conceitos; fechando todo o circuito, que destacou a necessidade de mudar a narrativa hegemônica, a fim de alcançar a “grande transição”.

“Precisávamos de uma rede de valores para gerar mudança
e promover transição”.
(Antonio Mauro Saraiva)

Segundo dados apresentados por Marie Studer, o #PHAM2021 teve mais de 4900 inscritos de 129 países, sendo 43% brasileiros – evidenciando o empenho da USP na divulgação do evento no país. A Conferência contou com apresentações de 84 oradores no programa principal, em sua maioria mulheres, de 22 países (59% deles do Sul Global). Os painéis principais contaram com tradução simultânea do inglês para os idiomas português, espanhol, francês e mandarim, e estarão disponíveis para acesso no canal do YouTube da Planetary Health Alliance.

Marie afirmou estar feliz com o crescimento da comunidade de Saúde Planetária, com o aumento no número de inscritos no canal do YouTube e de assinantes da Newsletter da PHA, por exemplo. Marie Studer e Antonio Saraiva agradeceram a todos os envolvidos na organização e no apoio do evento, o primeiro PHAM a ser realizado em formato virtual. Por fim, convidaram todos/as a participar da Conferência Global de Saúde Planetária de 2022, a ser realizada na Universidade de Harvard, no outono do hemisfério norte, em formato híbrido (virtual e presencial).

Cerimônia de encerramento do PHAM 2021
Mapa sobre a marca de mais de 4.900 inscritos de 129 países