“Lightning Talks”: uma sessão de explosão de ideias sobre Saúde Planetária, por Thaís Presa Martins

A apresentação de resumos dos trabalhos científicos selecionados para o seminário internacional “Saúde Planetária na América Latina: hora de agir!” ocorreu no formato Lightning Talks – ou falas-relâmpago, em português, na tarde do dia 16 de dezembro de 2020. Os autores dos 22 trabalhos selecionados foram convidados a enviar vídeos de até três minutos de duração com o resumo dos seus trabalhos, e depois ficaram à disposição para a sessão de perguntas e respostas.

A sessão “Lightning Talks – apresentação dos trabalhos selecionados” foi moderada por André Luís Acosta (CADDE e IEA-USP). O objetivo sa sessão foi mostrar uma pincelada da diversidade de olhares sobre o tema da Saúde Planetária em produção no Brasil, fomentando a troca de saberes e a divulgação dos(as)  pesquisadores(as) e de possibilidades de ações.

As pesquisas foram divididas em duas partes, com 11 apresentações em cada uma, seguidas por 20 minutos de intensas e ricas discussões. Na primeira etapa, os temas apresentados versaram sobre: impactos sociais e ambientais; alimentação, nutrição e desperdício de alimentos; efeitos da distribuição de áreas verdes urbanas nas doenças cardiovasculares; alfabetização científica e biodiversidade; gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável; pegadas de carbono e hídrica; ecossistemas costeiros e saúde planetária; vulnerabilidades e riscos ambientais.

Na segunda parte da sessão, os trabalhos apresentados abordaram os seguintes temas: conservação e comprometimento ambiental; aspectos socioculturais e serviços ecossistêmicos; design natural-urbano; educação ambiental e nutricional online; ciência cidadã e saúde planetária; redes sociais como ferramentas de comunicação em saúde; advocacy médica e a Mina Guaíba; água e alimentação escolar; ambientes das cidades (des)educadoras e crianças menos vivas; fluxos antropogênicos do nitrogênio; compostagem, horta e jardinagem em interação com a saúde e o planeta.

Os resumos devem integrar uma publicação que será elaborada no próximo ano, de acordo com André Luis Acosta. A relação dos estudos mencionados, bem como de seus pesquisadores(as) está disponível em: http://saudeplanetaria.iea.usp.br/wp-content/uploads/sites/581/2020/12/Lista_Participantes.pdf

A íntegra da sessão está disponível no canal do Grupo Saúde Planetária no YouTube (a partir de duas horas e 30 minutos da gravação): https://www.youtube.com/watch?v=9OD7n7Udmy4&list=PL-u_8Tq6tWj_5ndmBHTCpdWFkm9hK7dIf&index=4

Moderador da Sessão:

André Luís Acosta (CADDE e IEA-USP)

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Biodiversidade pela Universidade do Porto (CIBIO-UP). Doutor em Ecologia pela Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente, cursa Pós-Doutorado em Desenvolvimento pela FSP+IMT/USP no Centro de Pesquisas CADDE. Membro do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação da USP. Membro do Grupo de Estudos em Saúde Planetária da USP. Membro do Clube Brasileiro de Saúde Planetária da USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5289799037730089

Edição do texto: Daniela Vianna