Por que a sociedade civil deve tomar as rédeas e agir?

O painel “A sociedade civil assumindo a liderança” contou com ativistas, construtores de movimentos e lideranças comunitárias em prol de uma sociedade mais justa, segura e saudável

Por Anni Lei

O último dia do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021 apresentou ativistas de diferentes países e realidades, conectados por uma questão comum: como a sociedade civil pode centrar os valores humanos e o conhecimento na transição para um futuro mais sustentável? O Painel – “A sociedade civil assumindo a liderança”, das 11:10 às 12:10 BRT, teve moderação da Dra. Nicole de Paula (Fundadora do Programa “Women Leaders for Planetary Health” ou “Mulheres Líderes pela Saúde Planetária”), com as painelistas Nicole Redvers (Professora da Escola de Medicina e Ciências da Saúde da University of North Dakota); Pamela Carvalho (Redes da Maré, Brasil), e Wanjira Mathai (Vice Presidente e Diretora Regional da África pelo World Resources Institute).

As palestrantes apontaram graves problemas sociais, como: a) desigualdade socioeconômica, étnico-racial, e de gênero; b) falta de acesso a saneamento básico, a meios de transporte, a combustíveis, a alimentos, e à Internet; c) afastamento da natureza, degradação ambiental, e processos de adoecimento; d) governos, descomprometimento, falta de planejamento a longo prazo, e problemas éticos; dentre outros. O painel centrou-se em caminhos possíveis que a sociedade civil pode traçar para contornar tais situações. Além disso, a sessão levantou questões como a importância da união entre os vários atores do ativismo social a fim de alcançar a equidade no alcance de uma Saúde Planetária possível para todos, de acordo com as necessidades locais.

Dra. Nicole de Paula no painel – “A sociedade civil assumindo a liderança”

Pamela Carvalho, Coordenadora do Redes de Desenvolvimento da Maré, contextualizou a atual conjuntura social, política e econômica do Brasil, enfatizando a região sudeste, e seus impactos para a saúde brasileira. Ela explicitou que o país tem boa parte de sua população negligenciada pelo Estado, em relação ao combate à fome, à pandemia de COVID-19, à violência institucional e, também, à falta de transporte, de saneamento básico, de energia, de Internet e de segurança. Segundo Pamela, é nessas lacunas governamentais que as organizações da sociedade civil como as Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Redes da Comunidade surgem.

Pamela Carvalho no painel – “A sociedade civil assumindo a liderança”

Wanjira Mathai trouxe a sua sabedoria enquanto Diretora na World Resources Institute da África. Ela relembra que apesar das organizações sociais estarem atuando, a falta de água, de alimento, de cuidados de saúde, e de outros itens vitais são invisíveis para a maioria das pessoas. Wanjira ressaltou a importância do protagonismo feminino e da sororidade nesse contexto, a fim de impulsionar comunidades, habitantes e soluções para esses problemas.

Wanjira Mathai no painel – “A sociedade civil assumindo a liderança”

Nicole Redvers abordou a importância da harmonia entre as pessoas e a natureza; da saída da automatização nas ações cotidianas, e do olhar atento à existência das plantas e dos pássaros ao nosso redor – tudo isso para diminuir a violência contra o planeta. Ela ressaltou, também, a centralidade do auxílio entre as pessoas, da compaixão, do respeito, da paz, da busca por justiça socioambiental. Para Redvers, uma das ações para acabar com o individualismo hoje é investir em uma educação que pensa no global, que tem uma visão ampla.

Nicole Redvers no painel – “A sociedade civil assumindo a liderança”

Por fim, a mensagem que reverberou no painel foi que devemos cuidar de nós e também dos outros e do planeta, pois a saúde é interdependente nesses três âmbitos.

“Mãos juntas podem mover montanhas […]. Leva tempo para mudar culturas, mas temos que começar de algum lugar e quanto mais aprendemos, menos tememos.”

(Wanjira Mathai)

Edição: Thaís Presa Martins