A educação se faz necessária para a mudança da qual a sociedade precisa

A saúde humana é cada vez mais afetada pelas mudanças climáticas, mas não são todos os profissionais que enxergam essa relação.  Nesse cenário, surge a urgência de educar a população para a Saúde Planetária

Por Bianca Santana e Isabela Correa Barbosa

Quais são as ferramentas educacionais necessárias para debater a saúde planetária? Essa pergunta foi o mote para a entrevista “Ferramentas necessárias para a educação em Saúde Planetária”, integrante do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021. O evento ocorreu na tarde de terça-feira, 27 de abril, das 13h30 às 14h30. A sessão foi moderada por Carlos Faerron Guzmán (Planetary Health Alliance e Docente da Universidade de Maryland), e teve como entrevistados: Martin Herrmann (Presidente da KLUG – Aliança Alemã sobre Mudanças Climáticas e Saúde), Mayara Floss (Médica de Família e Comunidade e Membro dos Grupos de Trabalho de Meio Ambiente e de Prática Rural da WONCA), e Omnia El Omrani (Liga para Saúde Pública, Federação Internacional da Associação de Estudantes de Medicina). O objetivo da discussão foi destacar a educação em saúde planetária como chave para a formação de agentes transformadores da sociedade.

Na abertura, Faerron Gúzman ressaltou o trabalho da Planetary Health Alliance (PHA) na área de Saúde Planetária, fomentando cursos, palestras e iniciativas interuniversitárias sobre o tema. Ele mencionou o quanto as ações humanas têm consequências e geram impacto no mundo inteiro. “É possível construir movimentos transformadores de baixo para cima, a partir dos estudantes e não somente dos cargos políticos e professores”, explicou.

Entrevista – Ferramentas para a Educação em Saúde Planetária

Mayara Floss comentou que, durante a residência médica, notou que seus pacientes não entendiam as relações entre a sua saúde e a sustentabilidade do planeta. Em busca de melhorar profissionalmente e de conseguir transmitir informações médicas de forma mais acessível, Mayara buscou por conhecimentos de Saúde Planetária. Ao longo de sua prática e de seus estudos, idealizou e concebeu um Curso EaD de Saúde Planetária, gratuito, primeiramente direcionado a profissionais de saúde. No “Simpósio Lutadores pelo Futuro”, em 2019, um jovem influenciou a mudança: o curso poderia ser aberto a todas as áreas do conhecimento. Assim, houve adaptação na linguagem e a criação de um novo glossário. Inspirada pelo expoente educador brasileiro Paulo Freire, a médica vê mudanças sendo alcançadas por meio da educação. É uma forma de devolver o homem à natureza, restabelecendo a interconectividade perdida com o tempo. “Temos que continuar a multiplicar para alcançar mais pessoas”, comentou. Atualmente, o curso está na segunda edição e, também, disponível no idioma inglês. Para saber mais a respeito, acesse: https://www.ufrgs.br/telessauders/cursos/

Mayara Floss apresentou o Curso EaD em Saúde Planetária, que traz elementos biomiméticos em seu design

Martin Herrmann, também inspirado por Paulo Freire, lidera um trabalho semelhante, na Alemanha, há três anos e meio, quando percebeu que era necessário evidenciar a relação entre saúde humana e mudanças climáticas. “A sociedade estava dormindo para o assunto”, diz o médico, que viu uma necessidade urgente. Ele defende que essa educação deve ser diferente da educação acadêmica, isto é, por meio de conversas e mudanças reais. Muitos não sabem como começar, por isso, a importância de se aprofundar nas facetas educacionais e de ter coragem, audácia e boas companhias como parceiros. “Não há transformação sem boas relações (…) é importante ter espírito de iniciante, nem tudo vai dar certo de primeira”, diz.

“Temos que nos transformar em termos de relações, para que todos os profissionais se envolvam, desde os advogados, artistas, médicos, pois é através desse espírito colaborador que conseguiremos tornar a Saúde Planetária contagiante”.
(Martin Herrmann)

Recém-formada em Medicina, Omnia defende a inclusão da Saúde Planetária nos Cursos de Graduação e a importância da cocriação e da multidisciplinaridade com o corpo docente. Como representante da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), ela e outros alunos perceberam a importância dos conhecimentos de Saúde Planetária ao atenderem pacientes com doenças agravadas por condições climáticas desfavoráveis. Atualmente, a jovem contabiliza mais de 90 horas em webinários a respeito de Saúde Planetária, ressaltando o dever em comunicar sobre o tema, liderar e sensibilizar Universidades e estudantes. “A saúde planetária é o objetivo maior”, conclui.

“Na minha experiência, percebi que meu papel é servir os pacientes, mas, por meio do advocacy [termo utilizado na defesa em prol de uma causa],  percebi que meu papel não é só com os pacientes e sim com a sociedade”.
(Omnia El Omrani)

A programação completa da Conferência Global de Saúde Planetária e dos mais de 60 eventos paralelos e atividades artístico-culturais pode ser acessada pelo site: https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/

Edição: Gustavo Longo; Thaís Presa Martins

Imagens: Isabela Correa Barbosa