Em workshop online, promovido por Mentores Jr. e Embaixadores Brasileiros de Saúde Planetária, a importância da Educomunicação para a disseminação da Saúde Planetária foi destaque no PHAM 2022
Por Vanessa Siviero
Em 31 de outubro, das 16h 15 às 16h 45min BRT, Embaixadores Brasileiros de Saúde Planetária do Grupo de Estudos em Saúde Planetária, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP (GSP-IEA-USP), e membros dos Clubes Brasileiro, Sudeste, e Lins/SP de Saúde Planetária promoveram um workshop virtual na Conferência Global de Saúde Planetária – o Planetary Health Annual Meeting (PHAM). O #pham2022 ocorreu em modalidade híbrida, sendo sediado na Universidade de Harvard, em Boston/EUA, e organizado pela Planetary Health Alliance (PHA).
O evento paralelo “A promoção da Saúde Planetária sob a luz da Educomunicação” foi transmitido aos inscritos pelo YouTube e pelo Zoom. Na abertura, houve a apresentação do vídeo sobre o projeto “Educom Saúde Planetária”, desenvolvido em Lins/SP. Nessa cidade, no interior, três grupos comunitários trabalham com questões relacionadas à Saúde Planetária, visando atingir os seguintes objetivos: 1) Horticultores comunitários: buscam melhorar sua qualidade de vida através da formação de hortas comunitárias; 2) Catadores de material reciclável: trabalham para construir um galpão para guardar material reciclável; 3) Parque Ecológico: visa transformar uma área ambiental (onde, atualmente, há lixo), em um parque ecológico para a comunidade jovem. Para saber mais, acesse o vídeo disponível no canal do Clube Sudeste de Saúde Planetária, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Kim3ZFWBkVg&t=2s.
“Esta oficina faz parte do projeto ‘Educom Saúde Planetária’, que tem como foco
promover a integração e mobilização em prol da Saúde Humana e do Meio Ambiente”,
explica Vanessa Góes, Mentora Jr. do Programa de Embaixadores em Saúde Planetária (GSP).
Os grupos comunitários produzem conteúdos sobre suas práticas para boletins informativos. Os melhores materiais desenvolvidos por cada grupo vão compor a primeira edição da Revista de Saúde Planetária. A revista será produzida pelos Embaixadores de Saúde Planetária, em formato de fanzine, tendo previsão de lançamento para dezembro de 2022. “A nossa expectativa é que este material conscientize e mobilize a comunidade local, ajudando-a a atingir esses objetivos”, complementa Joelita Rocha, Coordenadora do Núcleo Regional Lins e ABPEducom.
Após a apresentação do projeto, os participantes foram convidados a interagir ao vivo, votando em uma das três opções apresentadas como capa para a Revista de Saúde Planetária. Até dezembro, o grupo divulgará a opção mais votada pelos participantes, através das redes sociais dos Embaixadores Brasileiros de Saúde Planetária e do Grupo Sudeste.
Evento paralelo “A promoção da Saúde Planetária sob a luz da Educomunicação” em escolha da capa da Revista de Saúde Planetária
A ação foi coordenada por Donovan Humphrey Franco, Biólogo e Mentor Jr. do Programa de Embaixadores (GSP); Joelita Rocha, Educomunicadora, Coordenadora do Núcleo Regional Lins e ABPEducom, e Embaixadora Brasileira de Saúde Planetária (GSP). Vanessa Góes, Nutricionista, Mentora Jr. do Programa de Embaixadores (GSP), Embaixadora de Saúde Planetária (PHA-Harvard); Anni Lei, Enfermeira, Membro do Clube Sudeste de Saúde Planetária; contando com a colaboração de outros Embaixadores e parceiros.
Para assistir ao evento completo, acesse o canal do YouTube do Clube Sudeste de Saúde Planetária, disponível em: http://bit.ly/PHAMBrazil2022.
Parceiros
ABPEducom: https://abpeducom.org.br/abpeducom/nucleos-regionais/#lins
CLSP: https://linssaudeplanetaria.com.br/
Girawa: https://www.girawa.org/
CSESP: https://www.instagram.com/clubesudestesaudeplanetaria/
CBSP: https://linktr.ee/clubesaudeplanetaria
PESP: https://linktr.ee/embaixadores_saude_planetaria
ACOPPHE: https://youtu.be/8OB1YZ_5UDQ
GSP-IEA-USP: https://linktr.ee/saudeplanetaria
PHA: https://www.planetaryhealthalliance.org/planetary-health
Revisão: Thaís Presa Martins
Imagem: Carolina Bittencourt