Olhares da saúde e da educação convergem para a saúde planetária

Mais de trinta trabalhos, entre projetos e pesquisas acadêmicas, apresentam alternativas para a criação de comunidades mais saudáveis, apontando fatores sociais, econômicos e ambientais

Por Gabriel Ramos Kurudez

A segunda sessão de trabalhos em formato de pôster do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021 aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28 de abril. Contou com resumos, banners digitais e vídeos de apresentação de até 3 minutos, e entre 9h40 e 10h40, foi possível esclarecer dúvidas ao vivo e trocar experiências com os pesquisadores. A sessão teve 10 projetos sobre iniciativas práticas para colocar a Saúde Planetária em discussão na sociedade. Além disso, 22 pesquisas acadêmicas de diferentes áreas versaram sobre: mudanças climáticas e adaptação; deslocamento, disrupção e conflito; alimentação e nutrição; doenças infecciosas; saúde mental; poluição, e outros. Aqui, destacamos os trabalhos de dois dos Embaixadores Brasileiros de Saúde Planetária (GSP-IEA-USP), Luís Gustavo Arruda e Graziella Moraes Machado, respectivamente, das áreas de deslocamento, ruptura e conflito, e de projeto sobre saúde planetária.

Na categoria Project Posters, o pôster “Medical Education for Planetary Health – a pilot project at the Federal University of Health Sciences of Porto Alegre”, de Graziella Moraes Machado, propõe um novo currículo para uma das mais prestigiadas Faculdades de Medicina do Brasil. A pesquisadora visa incluir o ensino de Saúde Planetária, inicialmente, por meio da extensão universitária e, posteriormente, como uma disciplina pertencente à grade curricular do Curso de Graduação em Medicina.

“A fim de incorporar conteúdo relacionado à saúde planetária no currículo pré-clínico da graduação médica e para construir competências e habilidades nos anos clínicos subsequentes, este trabalho destaca o papel singular dos estudantes de medicina em se tornarem protagonistas
nas ações em saúde planetária”.

(Graziella Moraes Machado)

Entre os Research Posters, o trabalho “Protected areas and its guardians: gathering data from public schools for enhancing outdoor Environmental Education policy-making”, de Luís Gustavo Arruda, aborda a importância da educação ambiental e o uso de espaços público de áreas protegidas por alunos. “Resultados iniciais destacam a complexidade subjacente à implementação dessas políticas: não somente pelas construções históricas e conflituosas nas concepções sobre meio ambiente, mas também diante das condições estruturais do ensino público no Estado e suas implicações na qualidade de vida dos docentes”, escreve.

Nesse sentido, a Saúde Planetária demonstra a sua característica transdisciplinar, seja com o olhar do design sustentável, de Bianca Bonachela, que leva em conta as ondas de calor; seja com a criação de hortas comunitárias com refugiados, do pôster de Ulises Rodriguez. Como os pôsteres da segunda sessão evidenciam, a criação de comunidades mais sustentáveis depende da análise e interconexão dos fatores sociais, ambientais e econômicos das populações. Para acessar todos os trabalhos apresentados na segunda sessão de pôsteres do #PHAM2021, acesse: https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/schedule

Edição: Gustavo Longo; Thaís Presa Martins