É preciso olhar para trás para poder seguir adiante

Os povos indígenas ancestrais eram sustentáveis em seu modo de vida, mas com a industrialização, essa relação com a natureza foi deixada para trás. Robin Wall Kimmerer aborda como o conhecimento ecológico desses povos pode orientar a sociedade para uma mudança de valores

Por Isabela Correa Barbosa

Robin Wall Kimmerer, cientista e cidadã Potawatomi foi a palestrante do final da manhã de 26 de abril, no Keynote intitulado “Rumo à Grande Transição: uma abordagem baseada em valores”. Autora de três livros, Robin também é Professora da Universidade de Nova York. Durante a palestra, ela falou sobre os ensinamentos da sabedoria ancestral indígena para que a humanidade volte a ser parte da natureza, ao invés da atual relação baseada em domínio sobre a natureza.

Robin Wall Kimmerer palestrou na ONU, em 2015,
no tópico “Curando nossas relações com a natureza” 

De acordo com Robin, vivemos um período de excepcionalismo humano, no qual  o ser humano se coloca em uma posição de topo e de mais merecedor das riquezas naturais, sem se preocupar com as consequências dessas atitudes ou com os outros seres vivos. A maior parte da sociedade tem seguido um estilo de vida que exige intensa exploração dos recursos naturais e exacerbado uso de tecnologias digitais, o que traz ameaças à sustentabilidade.

Kimmerer questiona: “A Terra pede por uma mudança, e o que a humanidade pode oferecer”? Para tentar responder, sugere dois caminhos: o da ciência ocidental e o da sabedoria indígena. Segundo a pesquisadora, não é preciso mais dados, tecnologia ou poder econômico, e sim uma mudança de valores e da forma como utilizamos a terra, tendo como base conhecimentos ecológicos. A tradição e a sabedoria indígena reconhece a humanidade como irmã da criação (natureza) e a Terra como um lar, que sustenta, é fonte de cura, conhecimento e conexão com o passado (ancestrais) e o futuro (descendentes), sendo parte de uma relação interdependente e não exploratória.

“Já temos, há milhões de anos, algo que tira o carbono da atmosfera, protege a biodiversidade, purifica a água, nos dá oxigênio de volta…
Bem, trata-se das florestas. Vamos ouvir as plantas”.
(Robin Wall Kimmerer)

Imagem utilizada por Robin Wall Kimmerer durante a sua apresentação

O povo indígena norte americano da região dos Grandes Lagos ensina a “Profecia dos Setes Fogos”, que Robin emprega para dar continuidade ao seu pensamento. Cada fogo é visto como uma Era Histórica. Na época do sétimo fogo, os povos se encontrariam em uma grande bifurcação: um caminho marcado por destruição e  materialismo e outro, pelo cuidado e pela preservação da natureza, mas apenas um poderia ser escolhido. A especialista defende que para seguir adiante é preciso resgatar o que foi deixado para trás, restaurar os ecossistemas e o relacionamento com a Terra, não só por questões morais, mas também por questão de sobrevivência. Criar uma relação ética e de aprendizado com a natureza, retirando dela apenas o que é necessário e evitando o desperdício. Para Kimmerer, “É tempo de criar novas histórias e mudar de uma era de crescimento industrial para uma era de sustentabilidade”.

Durante a sessão de perguntas, Robin afirma ver sementes de esperança e ação, a partir de pessoas com atitudes de liderança. Porém, ressalta que a mudança começa em cada um e com a percepção de que “não há apenas uma única forma de vida, é preciso conhecer novas alternativas”. Ela diz ainda que não podemos ser baseados apenas no medo, mas sim na percepção do quão belo e feliz é andar pelo caminho da preservação, sendo importante aprender a viver e liderar com amor, não só pelos filhos da humanidade, mas por todos os filhos da natureza.

Robin Wall Kimmerer e Sam Myers durante a sessão de perguntas  

Ainda é possível se inscrever no evento! A programação completa da Conferência Global de Saúde Planetária e dos mais de 60 eventos paralelos e atividades artístico-culturais pode ser conferida pelo site: https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/

Siga as novidades em nossas redes!

@saudeplanetaria @ph_alliance @ieausp @usponline @usp.oficial @cienciausp @clubesaudeplanetariabr #PHAM2021 #saúdeplanetária #planetaryhealth #greattransition #clubesaudeplanetariabr

 

 

 

Edição: Carla Tôzo; Thaís Presa Martins

Imagens: Isabela Correa Barbosa