Programa de Embaixadores: “O começo de uma nova rede”, por Lucas Giampietro Terra Saraiva

O quinto painel do seminário “Saúde Planetária na América Latina: hora de agir!” marcou o lançamento oficial do programa de “Embaixadores de Saúde Planetária – Brasil”, abrindo os debates do segundo dia do evento, na manhã de 16 de dezembro de 2020.

Logo na apresentação, a Profa. Dra. Tatiana Souza de Camargo, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED-UFRGS), destacou a quantidade e a relevância dos professores de instituições de ensino de todo o Brasil que atuarão como mentores para os futuros embaixadores. “Queremos deixar claro que, mesmo sendo sediado na Universidade de São Paulo, o programa “Embaixadores de Saúde Planetária – Brasil” é uma iniciativa de múltiplas instituições, o que favorece o alcance a estudantes de todos os cantos do País.”

O programa brasileiro de embaixadores é inspirado no programa de embaixadores da Planetary Health Alliance, sediado na Harvard University. A versão internacional, chamada Planetary Health Campus Ambassador program, existe desde 2019. A versão de 2020 contou com a participação de três estudantes brasileiros. Assim, pesquisadores do Grupo Saúde Planetária, ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, decidiram fazer uma versão brasileira, pois perceberam o potencial e a demanda de vários estudantes brasileiros.

O objetivo do programa de Embaixadores é criar uma rede de estudantes de graduação e pós-graduação que atuem na promoção de atividades de divulgação e discussão do conceito de Saúde Planetária, em diferentes áreas de conhecimento, de diferentes formas, com múltiplas atividades.

A proposta é que os estudantes desenvolvam atividades capazes de difundir esses conhecimentos, estratégias e soluções aliados à Saúde Planetária de diferentes formas – exatamente por essa pluralidade de formações acadêmicas necessárias para endereçar temas tão complexos que estão sob o guarda-chuva do conceito Saúde Planetária, como mudanças climáticas e o Covid19, só para citar dois. Alguns exemplos de atividades que poderão ser executadas pelos embaixadores estão:

– Realizar painel de discussão de especialistas em suas respectivas instituições;

– Promover e organizar exposições /instalações de artes visuais

– Desenvolver campanhas para a implementação de currículos, materiais de curso ou centros de saúde planetária, entre outras.

Os diferenciais do programa brasileiro em relação ao programa internacional são, primeiro, a presença de mentores de diferentes áreas do conhecimento e pesquisa, distribuídos em instituições de todo o país (no caso internacional, os mentores são da Planetary Health Alliance); segundo, a organização das mentorias por Grupos Temáticos, como, por exemplo, os das áreas ambiental, de alimentação, de gestão, mitigação e adaptação, de comunicação, de cidades e urbanismo, de economia circular e bio-economia e de educação; terceiro, a apresentação de um Seminário Final; e quarto, a publicação de relatórios.

Quem pode participar?

Estão aptas a participar do programa de Embaixadores de Saúde Planetária – Brasil todas as pessoas que forem estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas brasileiras de todo o país, com a matrícula ativa de janeiro a dezembro de 2021, de todas as disciplinas e áreas do conhecimento.

Quais os benefícios de ser um embaixador?

Denise Alves Fungaro, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP e membro do Grupo Saúde Planetária, existem vários benefícios de se tornar um Embaixador de Saúde Planetária. Para citar alguns, ela mencionou que o estudante será reconhecido no ambiente acadêmico e em suas comunidades  como veiculador da saúde planetária, enquanto, ao mesmo tempo, irá desenvolver habilidades de organização e liderança. Além disso, poderá participar de redes e iniciativas voltadas para a saúde humana e o meio ambiente, tanto locais quanto internacionais, além de participar de eventos nacionais anuais de Saúde Planetária. Os embaixadores também poderão engajar estudantes da educação básica para as ações em suas respectivas localidades, por meio de parcerias com escolas. Por fim, a participação no programa irá conferir ao embaixador um Certificado de Participação emitido pelo GSP-IEA-USP.

Quais os prazos e o cronograma?

– Prazo para Inscrição: 16/12/2020 a 16/01/2021

– Divulgação dos embaixadores selecionados: 29/01/2021

– Duração do programa de 2021: 01/02/2021 a 31/12/2021

– Prazo para a submissão do relatório: 20/12/2021

– Emissão do certificado: 30/01/2022

 Todas as informações estão neste edital, e a inscrição pode ser feita por meio deste formulário de inscrição.

Possibilidades de conexão e troca

Nelzair Vianna, pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo/Bahia e membro do Grupo Saúde Planetária, participou do programa de embaixadores da Planetary Health Alliance em 2019. Ela contou que teve o primeiro contato com o termo Saúde Planetária em 2018, enquanto trabalhava sobre sistemas urbanos complexos com um grupo de pesquisa da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “Fiquei interessada na interconectividade da Saúde Planetária e de como se aproximava da interconectividade encontrada no seu âmbito de pesquisa”, contou. Alguns meses depois, participou do Planetary Health Annual Meeting (ainda em 2018, em Edimburgo, na Escócia) e foi convidada a participar do evento pelo grupo da London School of Hygiene and Tropical Medicine. “Fiquei impressionada em como essa área já estava consolidada”, relatou.

Já em 2019, Nelzair participou do Planetary Health Annual Meeting, em Stanford, nos EUA, onde apresentou dois trabalhos: um falando sobre alimentação sustentável com um grupo de escolares no interior da Bahia; e o outro, sobre uma atividade de engajamento cidadão, com escolares, sobre o tema de poluição do ar.

Com esses dois trabalhos, foi selecionada embaixadora. Os embaixadores tiveram contato com mentores (dentro de suas respectivas áreas) e de alguma forma se inspiraram no tema para depois difundi-lo. Após o evento, já de volta a suas instituições, os embaixadores deveriam publicar sobre o evento e depois difundir o termo Saúde Planetária em seu meio e em suas publicações. Por fim, Nelzair relatou algumas apresentações como embaixadora, em 2019.

Criatividade também ajuda na promoção de iniciativas

Fernando Xavier, doutorando em Engenharia de Computação pela Escola Politécnica da USP e membro do Grupo Saúde Planetária, atuou como embaixador da Planetary Health Alliance durante todo o ano de 2020. Ao compartilhar sua experiência, disse que existe “uma certa liberdade para a promoção de iniciativas, mas também existe um acompanhamento constante com a comissão que gerencia o programa, através de reuniões periódicas”. Além disso, segundo Xavier, existe um grande incentivo para que se publique o que se tem feito.

Entre os benefícios apontados por ele, estão o aumento da visibilidade das atividades existentes; a possibilidade de participação em uma rede com estudantes do mundo inteiro (o que representa uma ótima forma de fazer networking); a capacidade de angariar potenciais parceiros em projetos; o suporte e orientação para desenvolver atividades, dado por pessoas muito experientes e capacitadas; além da valorização profissional.

Embora o planejamento inicial de atividades presenciais tenha sido modificado por conta da pandemia do Covid19 – ele conseguiu fazer apenas um evento presencial -, Fernando ressaltou que conseguiu desenvolver atividades significativas no formato online, como a promoção de lives pelo canal do grupo Saúde Planetária no YouTube. Houve, também, a tradução do curso EAD sobre Saúde Planetária do português para o inglês. De acordo com Xavier, o seu “carro-chefe” do segundo semestre foi o engajamento de estudantes no tema de Saúde Planetária.

Por fim, ao ressaltar o quanto a experiência foi gratificante, recomendou a outros estudantes participarem da seleção anual do Planetary Health Alliance, que acabou de encerrar o processo seletivo de 2021, mas abrirá inscrições para 2022 nos próximos meses.

A seleção para o Programa de Embaixadores de Saúde Planetária – Brasil estará com as inscrições abertas até o dia 16 de janeiro de 2021. Mais informações estão disponíveis aqui: https://saudeplanetaria.iea.usp.br/pt/selecao-embaixadores-2021/.

Edição: Daniela Vianna

Card/Arte: Marcelo Marcelino