Saúde planetária, transdisciplinaridade e o papel das universidades

Painel discute a colaboração para a superação das desigualdades e as contribuições das Instituições de Ensino Superior (IES) para a construção da Saúde Planetária

Por Luís Gustavo Arruda e Luís Roberto da Silva

A potência da juventude e da cultura de colaboração foram celebradas no Painel “Saúde Planetária, Transdisciplinaridade e Carreiras Acadêmicas: novas estruturas para ciência e educação”. Na manhã do segundo dia (27/04) do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021, essa sessão avançou nos debates sobre como fortalecer as ações de Saúde Planetária com práticas de fácil aplicação nas Instituições de Ensino, e formas de envolver a comunidade acadêmica e demais membros da sociedade na temática. O painel teve moderação de  Antonio Mauro Saraiva (Presidente do PHAM 2021 e Professor titular da Universidade de São Paulo (USP)), e as painelistas: Agnes Binagwaho (Professora da Universidade de Saúde Global Equitativa); Connie Delaney (Reitora e Professora da Escola de Enfermagem da Universidade de Minnesota); Melvine Otieno (Membro da Planetary Health Next Generation da Universidade de Eldoret), e Corinne Reid (Reitora e Vice-Chanceler Adjunta de Pesquisa da Victoria University).

Painel: Saúde Planetária, Transdisciplinaridade e Carreiras Acadêmicas:
novas estruturas para uma nova ciência e educação

O Professor Saraiva levantou reflexões sobre as questões estruturais relacionadas aos arranjos institucionais contemporâneos e as carreiras acadêmicas em Saúde Planetária. Para ele, o ensino através da prática coerente com o discurso – por parte de quem está na tomada de decisão – é um caminho potente para as transformações necessárias. Comportamentos que busquem respeitar as diferentes formas de trabalho de cada pessoa na Instituição são práticas exemplares para que as atitudes em favor da Saúde Planetária adquiram projeção.

Nesse sentido, a Profa. Dra. Connie Delaney apontou a unidade de corações e mentes na comunidade global, afirmando que “A cultura de competição não tem lugar na construção da saúde planetária”. As transformações nas IES devem fomentar essa união ao incluir a contribuição de jovens cientistas para suas comunidades como ações integrantes de seus programas. Além disso, as mudanças institucionais devem compreender o crescimento das desigualdades em suas consequências econômicas e políticas.

Avançando na perspectiva transdisciplinar, a Profa. Dra. Melvine Otieno destacou o papel das opções de carreira. Considerando que a atuação profissional é também uma questão de subsistência, torna-se necessário que os mercados de trabalho incorporem profissionais formados com a orientação pela e para a Saúde Planetária. Segundo a Profa. Dra. Corinne Reid, esse tipo de construção precisa superar a responsabilidade individual das instituições e formar “uma vila acadêmica planetária” para a pesquisa e em todos os setores de colaboração. Como apontado pela Profa., é necessária “uma mudança da saúde planetária como campo de nicho para uma prática corrente ampla”.

Retomando a reciprocidade entre saúde humana e ambiental, a Profa. Dra. Agnes Binagwaho retratou a adesão aos princípios da Saúde Planetária para o desenvolvimento de abordagens holísticas. Considerando essas premissas transversais, ela registrou a necessidade de discussões integradas para soluções regionais. Aproximando-se da fala de Reid, destacou, ainda, a necessidade de reconhecer as diferentes formas de sucesso acadêmico -, por exemplo, ao garantir que a progressão de carreira reconheça os impactos positivos de estudantes em suas comunidades.

“A saúde planetária interfere em comunidades periféricas.  Temos pobres que são afetados indiretamente por conta da poluição […] Por isso investimos na equidade da saúde global.  Ninguém será deixado para trás”.
(Agnes Binagwaho)

Esses debates reverberaram nas discussões ao longo de todo o primeiro dia, marcado por falas sobre as aproximações entre valores e princípios na difusão da Saúde Planetária. A programação completa da Conferência Global de Saúde Planetária e dos mais de 60 eventos paralelos e atividades artístico-culturais está disponível no site: https://www.planetaryhealthannualmeeting.com/

Edição: Carla Tôzo; Thaís Presa Martins

Imagem: Luís Roberto da Silva