Chamada para resumos: evento “Saúde Planetária na América Latina: hora de agir!”

Chamada por Resumos  / Call for Abstracts

Saúde Planetária visa alcançar qualidade em saúde e bem-estar humanos em consonância e sinergia com a saúde dos sistemas naturais, pois são aspectos indissociáveis e codependentes. Como conceito, é referência para uma nova forma de agir e pensar em todos os âmbitos da atividade humana (político, acadêmico, econômico), e fundamenta um novo campo de pesquisa integrativa e transdisciplinar. Como abordagem, busca caracterizar como, quando e onde as atividades humanas afetam os sistemas naturais, reverberando positivamente ou negativamente na saúde humana. Com base nestes conhecimentos, a pesquisa em Saúde Planetária é orientada à aplicação, propondo soluções baseadas na natureza para lidar com os grandes desafios que o mundo tem enfrentado.

Convidamos a todos para participarem do evento “Saúde planetária na América Latina: hora de agir!Planetary Health in Latin America: Time to Act!”, que decorrerá virtualmente nos dias 15 e 16 de dezembro de 2020. O evento é organizado pelo Grupo de Saúde Planetária, GSP, do Instituto de Estudos Avançados da USP, que faz parte da Planetary Health Alliance, uma iniciativa que congrega mais de 200 instituições de cerca de 50 países.

Convidamos, ainda, todos que possuem pesquisas e projetos que visam à geração de soluções para problemas globais atuais, e que estejam alinhadas ao conceito de Saúde Planetária, para submeter um Resumo para apresentação neste evento.

Regras de Submissão

Os resumos devem ter no máximo 300 palavras (exceto dados de autoria, contatos e afiliações), em Português ou Inglês, e apresentar informações sobre o desenho do estudo, métodos e resultados, mesmo que preliminares. Esquematize o texto de submissão seguindo a estrutura: título do resumo, histórico do projeto (incluindo contexto e objetivo), métodos, descobertas e interpretação. Os resumos não devem conter referências, tabelas ou figuras. Para a autoria, inclua no campo específico do formulário os nomes dos participantes e seus respectivos e-mails e afiliações. Indique separadamente o e-mail do autor principal (para correspondência) que também será o apresentador no vídeo; indique financiamento(s) se houver.

Os pesquisadores que tiverem seus resumos selecionados devem gravar um vídeo de até 5 minutos sobre o trabalho (instruções serão enviadas aos selecionados), a ser publicado no website do evento, junto com o Resumo. Um número limitado de trabalhos será escolhido para uma sessão ao vivo, com apresentação dos vídeos seguida de perguntas e respostas com a audiência virtual.

Prazos e meio de submissão de resumos

Envie resumos de 18 a 30 de Novembro de 2020 por meio do formulário de submissão. Os trabalhos selecionados serão notificados dia 7/12/2020, receberão as instruções adicionais, e  devem enviar seus vídeos para serem postados no site do evento até dia 14/12/2020.