Como propor soluções colaborativas para a saúde planetária?

Palestrantes apontam exemplos inspiradores da implementação de soluções de Saúde Planetária em diversas partes do mundo

Por Flávia Maria de Medeiros Filgueiras; Jeyse Rani de Sales Nascimento

Na tarde de quinta-feira, 29 de abril, quarto dia do Planetary Health Annual Meeting and Festival (PHAM) 2021, o painel “Da Teoria à Prática: como implementar soluções em Saúde Planetária na base”, destacou a importância de abordagens holísticas. A sessão foi moderada por Cicilia Githaiga (Consultora técnica, Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ) GmbH). Como painelistas, contou com: Vik Mohan (Diretor Médico da Blue Ventures Conservation); Virgilio Viana (Diretor Geral da Fundação Amazônia Sustentável), e Jane Davidson (Pró-Vice-Chanceler Emérita, Universidade do País de Gales Trinity Saint David). A grande mensagem desse painel foi que “há espaço para esperança”! Os palestrantes compartilharam exemplos inspiradores da implementação de soluções de saúde planetária em diferentes partes do mundo. Duas palavras-chave foram apontadas como fundamentais para as tomadas de decisão atuais e futuras, pautadas por valores de Saúde Planetária: cooperação e colaboração entre setores.

Painel – “Da Teoria à Prática: como implementar soluções em Saúde Planetária na base”

Jane Davidson iniciou dizendo que “quando Ministra, entendi que é fácil promover algo; porém, o difícil é empregar a promessa”. Jane propôs, no País de Gales, uma legislação chamada de “Lei do Bem-estar das futuras gerações” – cujo papel principal é pedir que todos os serviços públicos de Gales sejam responsáveis por fazer a entrega através de uma abordagem holística. Esse sistema é baseado na promoção do bem-estar humano, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade.

“A questão crítica é focar em ar limpo, água limpa, alimento, abrigo e emprego. Salvar nosso planeta. Ao fazer isso, a saúde planetária fica clara, como uma questão crucial para a nossa sobrevida, não há separação”. 

(Jane Davidson)

Vik Mohan, por sua vez, afirmou que também emprega essa perspectiva em seu programa, juntamente com questões de saúde planetária no trabalho de conservação marinha; fazendo a ressalva de que benefícios são vistos a longo prazo. Ele destaca a importância das políticas de longo prazo e o papel das organizações da sociedade civil na prática de soluções de saúde planetária. Ao encontro disso, foi discutido o papel do governo em relação à crise das mudanças climáticas, para além da crise de COVID-19. Jane ressaltou a importância do governo em pensar sobre decisões que gerem impactos positivos a longo prazo.

Virgilio Viana destacou a urgência em alcançar amplamente a população para realizar ações de saúde planetária em conjunto com organizações, por meio de discussões em nível da vida pessoal das comunidades. Além disso, frisou a importância da aplicação dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de gerar processos participativos e de identificar prioridades locais.
Para que se possam efetuar soluções de saúde planetária foram debatidos alguns passos importantes, levantados por Vik. Faz-se necessário identificar a natureza do problema a ser solucionado e reconhecer o papel de todos os setores profissionais atuando em conjunto, criando assim, uma colaboração e partilha de valores e apoio financeiro. “É de grande valor inovar e assumir riscos para ajudar no alcance de resultados mais rapidamente e comunicar aos políticos eficiência e impacto dos métodos utilizados para se obter apoio”, disse.

“Independentemente da sua experiência, organização ou área de especialidade, a situação, o problema vai pedir que você crie parcerias, colaborações, alianças com os outros, com quem compartilha do mesmo ideal de saúde planetária”.

(Vik Mohan

No encerramento da sessão, os palestrantes deixaram uma mensagem final para o público: sair da nossa zona de conforto, nos mobilizar e formar alianças, trabalhando juntos na direção de um único objetivo e sempre pensando nas gerações futuras!

Siga as novidades em nossas redes!

@saudeplanetaria @ph_alliance @ieausp @usponline @usp.oficial @cienciausp @clubesaudeplanetariabr #PHAM2021 #saúdeplanetária #planetaryhealth #greattransition #clubesaudeplanetariabr

Edição: Carla Tôzo; Thaís Presa Martins

Imagens: Flávia Maria de Medeiros Filgueiras